Notícias
Já tem seu planejamento escolar anual pronto?

O ano letivo já está terminando e daqui a pouco já é hora de reunir o corpo docente e começar a montar o planejamento anual escolar do próximo ano.

Essa tarefa é extremamente desafiadora, afinal, o planejamento é o norte das ações durante o ano de aula e, mesmo que ele não seja seguido à risca, sem planejamento o programa pedagógico da instituição pode ser completamente comprometido.

Se você não quer que isso aconteça na sua escola, veja a seguir algumas boas dicas para montar o planejamento anual!

Não repita o planejamento do ano anterior

Uma prática comum e completamente errada entre os professores é repetir o planejamento ano após ano.

É preciso entender que a educação é dinâmica, as tendências pedagógicas mudam e o plano anual deve se ajustar à realidade e necessidades atuais. Você até pode reciclar uma coisa ou outra, repetir uma proposta de trabalho que deu certo, mas não deve usar o mesmo plano de 2014 de forma integral.

Otimize as reuniões de planejamento

Não permita que as reuniões de planejamento se tornem encontros sem propósito, nos quais nunca se chega a lugar algum. Programe a reunião, defina metas e pautas e procure otimizar o tempo.

Aproveite essas reuniões para discutir sobre metodologias e também para oferecer uma formação continuada para os professores, assim elas serão mais significativas e produtivas.

Além disso, priorize os tópicos indispensáveis, como o que, quando, como e para quem ensinar.

Faça um balanço do ano que passou

Baseando-se nas políticas públicas da escola e nas metas do ano anterior, mensure os resultados alcançados e use isso como base para a criação de um novo plano escolar anual.

É importante identificar em quais pontos os alunos apresentaram dificuldades, que propostas não foram aceitas como o esperado, em quais situações o desempenho foi positivo e assim por diante.

Descobertas as falhas e acertos do passado, o corpo docente e a gestão da escola terão maiores subsídios para fazer um plano anual mais eficaz.

Mantenha contato com as secretarias de educação

Para criar um planejamento alinhado com as diretrizes locais, é importante manter contato com as secretarias de educação, interagir com outros profissionais da região, participar de eventos de formação e fazer leituras sugeridas pelas secretarias, pois essa prática pode ser muito enriquecedora, desde que devidamente contextualizada.

Eleja os conteúdos a serem trabalhados

Ao contrário do que muitos pensam, a definição dos conteúdos a serem trabalhados vem antes da definição das metodologias e materiais didáticos necessários para o aprendizado.

Sendo assim, estipule quais são os assuntos gerais que os alunos precisam saber em cada unidade, subdivida esse conteúdo em vários temas correlacionados e só depois, planeje como será a abordagem e trabalho com os conteúdos eleitos.

Concluindo

Agora que o planejamento anual está quase pronto, o professor deve ter autonomia para fazer o seu planejamento semanal e mensal, respeitando o plano e as metas para o ano.

Essa parte deve ser mais detalhada e, se possível, os planejamentos devem ser personalizados de acordo com o perfil da turma, podendo ser reprogramados caso haja necessidade.

Fonte: http://www.gestaoescolarsimplificada.com.br/educacao/como-fazer-um-planejamento-escolar-anual/

Busca:

Copyright © 2011 Editora Construir. Todos os direitos reservados.