Notícias
Eclipse solar parcial - julho 2018

13/07/2018

segundo eclipse parcial do Sol em 2018 acontece no dia 13 de julho. Ao contrário do primeiro eclipse parcial do Sol em 2018, no dia 15 de fevereiro, que foi visível em Porto Alegre, desta vez o fenômeno não é visível no Brasil. Ele apenas pode ser observado no sul da Austrália.

No eclipse parcial do Sol parte do Sol fica escondido atrás da Lua e, portanto, pouco luminoso. Isso porque, para ocorrer, a Terra, o Sol e a Lua se encontram alinhados.

Depois desse eclipse, há mais um eclipse parcial durante este ano, acontece em 11 de agosto. Tal como o do dia 13 de julho, em agosto ele também não pode ser observado pelos brasileiros.

O eclipse de agosto pode ser visto por quem esteja no norte e no leste da Europa e da Ásia, bem como no Ártico.

Os eclipses solares podem acontecer entre duas e cinco vezes por ano e sua duração, em se tratando de eclipse parcial, pode ser superior a 3 horas.

Já a duração de um eclipse total é bastante curta, no máximo 7 minutos e 58 segundos.

Para observar esse fenômeno astronômico é preciso cuidado. Olhar para o Sol sem o uso de qualquer proteção visual pode provocar danos irreversíveis à retina. Óculos usados para soldar podem ser uma opção segura, afinal nem todos os óculos escuros oferecem essa segurança.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/eclipse-solar-parcial-de-julho/

 

Busca:

Copyright © 2011 Editora Construir. Todos os direitos reservados.