Notícias
Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi instituído há mais de 40 anos pelas Nações Unidas, porém a sua his­tória remonta a épocas bem mais antigas. Desde o final do século XIX, organizações femininas se ma­nifestavam em países da Europa e nos Estados Unidos contra uma pe­sada jornada de trabalho, salários baixos e condições inadequadas.

É comum associar a instituição da data à grande greve que ocorreu em Nova York, no ano de 1911, quando, na ocasião, houve um incêndio que levou à morte mais de 100 operárias. Entretanto, o Dia Internacional da mulher deve-se também a diversas reivindi­cações em protestos, conferências internacionais de partidos socialistas femininos, além dos movimentos a favor da mulher, todos em prol da igualdade de gêneros, de condições de trabalho iguais para homens e mulheres, entre outros direitos.

A data 8 de março é reservada não só para homenagear as mulheres guerreiras que lutaram por uma vida melhor, mas também para mobilizar ações que possibilitem a con­quista de outros direitos e oportunizem reflexões sobre a discriminação e a violência que, ainda hoje, a mulher enfrenta.

Busca:

Copyright © 2011 Editora Construir. Todos os direitos reservados.