Notícias
5 dicas para conduzir o fim do ano letivo

O fim do ano letivo está cada vez mais próximo e junto com essa proximidade, aumenta a expectativa em relação às férias, intensifica-se o preparo das avaliações finais, os secretários se apressam para colocar os documentos em dia, os professores começam a pensar na logística do fechamento de notas e os alunos que não foram tão bem nos trimestres anteriores, tentam correr atrás do prejuízo para não ficarem de recuperação.

Se você trabalha em uma escola, já deve ter percebido que o clima começa a mudar em novembro e o tempo parece curto para organizar todos os detalhes necessários para conduzir o final do ano letivo sem dor de cabeça e sem deixar pendências para trás. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas boas dicas para facilitar os últimos meses de aula. Confira!

 

1 – Faça reuniões administrativas e pedagógicas

É importante que os gestores escolares realizem reuniões administrativas e pedagógicas nesse período para dar orientações gerais aos educadores e demais funcionários. Além disso, as reuniões são essenciais para fazer um balanço geral do ano, identificar os problemas persistentes e criar estratégias para solucioná-los.

Importante também lembrar de começar a preparar seu planejamento escolar do próximo ano letivo.

 

2 – Programe a reposição de aulas

Caso haja aulas para repor em função de eventuais greves, é necessário definir o calendário de reposição junto com os colaboradores, afinal, muitos possuem compromissos pré-agendados de final de ano e a reprogramação das aulas precisa ser feita de maneira humanizada e democrática.

 

3 – Coloque os diários e arquivos em dia

O funcionamento de uma escola é cíclico e, apesar da pausa para as férias, dificilmente alguém vai querer dedicar seus momentos de descanso à organização do espaço escolar. Isso deve ser feito dentro da própria carga horária de trabalho, respeitando o ano letivo.

Por essas e outras, os secretários escolares, os gestores, professores e assistentes administrativos devem, colocar os diários e arquivos em dia. Se a escola for informatizada e contar com sistemas de boletins e diários online, essa tarefa é simplificada.

E não se esqueça dos cuidados ao emitir diplomas e históricos dos seus alunos, pois é nesta época que a emissão destes documentos aumenta.

 

4 – Planeje as aulas de recuperação

Contrariando o que muitos pensam, as aulas de recuperação não servem apenas para cumprir tabela. Elas devem ser uma forma de recuperar o tempo perdido e amenizar as falhas no ensino-aprendizagem.

É por isso que essas aulas devem ser planejadas com carinho, definindo metodologias que atraiam e envolvam os alunos de modo que eles aprendam de uma vez por todas os conteúdos que não foram aprendidos antes. É crucial que nesse processo, o docente se dedique ao máximo e foque nas deficiências e potencialidades dos estudantes em recuperação.

 

5 – Promova festas de confraternização

Nem só de estudo vivem os alunos e os professores! A comunidade escolar também precisa de lazer, descontração e interação.

Uma boa maneira de levar isso para todos, é comemorar o final do ano letivo com festinhas de confraternização, lanches coletivos, apresentações musicais e teatrais, amigo oculto entre os funcionários e assim por diante. Isso deixa despedida de mais um ano muito mais leve!

Fonte: http://www.gestaoescolarsimplificada.com.br/dicas/5-dicas-para-conduzir-o-fim-do-ano-letivo/

Busca:

Copyright © 2011 Editora Construir. Todos os direitos reservados.