Notícias
Como melhorar o aprendizado dos alunos? 4 dicas para professores

08/02/2017

O papel do professor não é fácil de ser executado. Um educador deve ser paciente, amável, inteligente, ter respostas para todas as perguntas, saber escutar e corrigir os erros dos estudantes. Ser professor é ter vocação e amor por ensinar, é estar comprometido com o aprendizado dos alunos e é marcar para sempre a vida de centenas deles.

Como estimular a busca pelo conhecimento com criatividade e fazer da sala de aula um lugar onde os estudantes queiram ser participativos? Como o professor pode alcançar as suas metas como um educador? Confira 4 dicas!

1. Crie associações

Relacione novos conceitos com outros já conhecidos, criando ligações criativas que serão fáceis de lembrar. As palavras podem ser associadas por sua fonética ou significado. Por exemplo, se o aluno precisa memorizar o nome do escritor Machado de Assis, você pode lembrá-lo do instrumento com que se racha lenha.

2. Desenhe aranhas

A técnica da aranha é muito parecida com a técnica do mapa mental, mas é ainda mais atrativa. O professor desenha no quadro o corpo de uma aranha, circulando o tema central e escrevendo nas pernas todas as palavras-chave necessárias para compreender o tema.

Cada ideia tem de ser expressa sinteticamente com uma ou duas palavras. Por ser extremamente visual, é muito fácil memorizar os conceitos. Por exemplo, se o tema central for o universo, você pode escrever os planetas, as estrelas, o sol e as constelações nas patas da aranha.

3. Crie paródias

Inventar uma paródia de uma canção famosa para ensinar um assunto de história, por exemplo, pode ser uma maneira simples e natural de transmitir o conhecimento, além de tornar a aula mais dinâmica, participativa e interessante. Muitos alunos aprendem mais rapidamente dessa forma, pois a música é uma excelente ferramenta, que aumenta a retenção do conhecimento e envolve o aluno com o assunto. No entanto, aulas assim devem ser cuidadosamente planejadas para apoiar o objetivo principal da matéria — e não para se distrair dele.

4. Fortaleça o relacionamento entre os alunos

Para criar um ambiente escolar com o qual os alunos se identifiquem, é preciso que a escola, junto aos professores, insira atividades que ampliem o autoconhecimento da criança/adolescente. Por isso, oferecer atividades extracurriculares, como atividades artísticas, grupos de debate, atividades culturais, cursos, oficinas e práticas esportivas é muito importante. Esses exercícios não só proporcionam a socialização entre os alunos, como ajudam os jovens na construção do autoconhecimento!

Fonte:

 

http://blog.qmagico.com.br/educacao/como-melhorar-o-aprendizado-dos-alunos/ (texto adaptado).

Busca:

Copyright © 2011 Editora Construir. Todos os direitos reservados.