Notícias
07 de janeiro - Dia do Leitor

08/01/2018

No ultimo dia 7 de janeiro foi comemorado o Dia do Leitor. Essa data homenageia principalmente os destinatários dos autores, que se dedicam aos livros, à maravilhosa aventura de viajar mentalmente pelas histórias, pelo aprendizado, pela cultura e pela diversão.

Para esse prazer sem limites também existe o Dia do Livro, comemorado em 29 de outubro, e ambos nos remetem à importância da leitura, do conhecimento e do crescimento intelectual. A leitura é uma atividade que atrai desde as crianças aos adultos e aos que já pertencem à terceira idade e é importante lembrar que deve ter atenção especial dos educadores e pais, já que um leitor não nasce pronto, ele se faz com o exercício, com a busca de novos mundos, passados e futuros, com a fantasia que a criança tem de forma natural.

A frase "ler é viajar" é a melhor definição para a leitura, mostrando que podemos utilizar essa atividade para conhecer, pesquisar e aprender.

Origem do Dia do Leitor

O Dia do Leitor foi instituído para homenagear o jornal cearense "O Povo", fundado em 7 de janeiro de 1928. Seu fundador, o poeta e jornalista Demócrito Rocha, era um intelectual, foi deputado federal e jornalista. Uma de suas criações foi o órgão literário Maracajá, suplemento de "O Povo", que surgiu pela primeira vez em 1929 e era considerado o principal divulgador do movimento modernista literário cearense.

Enquanto o jornal "O Povo" era voltado para divulgação de fatos políticos, combatendo a corrupção e os desmandos, o "Maracajá" era o órgão onde Demócrito Rocha e os intelectuais publicavam suas obras, utilizando o pseudônimo de Antonio Garrido.

Demócrito Rocha foi membro da Academia Cearense de Letras e faleceu em Fortaleza, em 29 de novembro de 1943, não tenho nenhuma obra publicada em livro, a não ser o poema "Rio Jaguaribe", citado e publicado apenas em antologias poéticas.

 

Fonte: https://www.calendariobr.com.br/dia-do-leitor#.WlNTIainGUk

Busca:

Copyright © 2011 Editora Construir. Todos os direitos reservados.